quarta-feira, 1 de outubro de 2008

INFRA-ESTRUTURA


Cerca de 80 ruas de 23 bairros de Cuiabá são pavimentadas com recursos estaduais
fethab: asfaltamento de vias urbanas em bairros do Coxipó está sendo concluído
Os pequenos empresários José Márcio de Souza e Edir Motti, do Parque Ohara, Henriqueta Brence de Souza, do Real Parque, e Gilvan Antônio Lopes Morais, morador do São Gonçalo Beira-Rio, na região do Coxipó, garantem que não sentirão saudades. A poeira, na época da seca, e a lama, no período chuvoso, que sempre os estorvaram, agora é uma mera lembrança. As ruas onde se estabeleceram ou residem, entre 80 de 23 bairros da Capital, receberam asfalto, drenagem, meios-fios, sarjetas e sinalização (vertical e horizontal).

“Fiquei 23 anos esperando por este momento. Saímos do inferno. Antes do asfalto, a poeira ou o barro eram tantos que mal a gente limpava, já estava tudo sujo. Agora, a higiene será cem por cento”, define José Márcio, dono de um restaurante popular na rua das Araras, no Parque Ohara. “Não deixem de me avisar, vou cumprir a minha promessa e assar um boi”, pede.

Para seu vizinho, o funileiro Edir Motti, o fim do sofrimento é conjugado com o verbo recuperar – ou seja, correr atrás do prejuízo que a falta de asfalto lhe causava. “Já perdi muitos fregueses por causa da poeira e do barro. Me procuravam, querendo fazer o serviço, mas as condições da rua os afugentavam. Tenho certeza de que a partir de agora, com tudo limpo, a freguesia vai aumentar”, diz.

Além do asfalto, a rua das Araras será uma das quatro artérias a interligar as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho).

Já o filho de dona Henriqueta, Paulo Brence de Souza, do Real Parque, vizinho do Parque Cuiabá, está investindo por conta da chegada do asfalto. Já está preparando um novo cômodo, ao lado do comércio de sua mãe, onde funcionam uma mercearia e um pregão, para explorar uma borracharia. “Vai aumentar o movimento de carro por aqui”, acredita.

É o que também acredita Gilvan Lopes, do São Gonçalo Beira-Rio (bairro formado em sua grande maioria por artesãos e pescadores profissionais), onde o número de peixarias está aumentando cada vez mais.

“Já está prevista mais uma no ponto final de ônibus (justamente na área beneficiada pelo novo asfalto). Mas o mais importante, além de atração de mais turistas, é o fim da poeira”, garante.

VISITAS E SOLENIDADE

Nesta quinta-feira (02.10) pela manhã, o secretário de Infra-estrutura, Vilceu Marchetti, percorre 10 dos 23 bairros beneficiados – jardins dos Ipês, Beira Rio, Liberdade, Mariana, São Gonçalo Beira-Rio, Praeirinho, Fortaleza, Santa Laura, Manduri e São Sebastião -, enquanto às tarde, às 17 horas, faz a entrega oficial das obras, em solenidade a ser realizada no bairro São Mateus. “Cerca de 80 mil moradores cuiabanos estão sendo beneficiados com mais facilidade e agilidade no acesso a escolas, trabalho e lazer”, analisa Marcheti, acrescentando que para pavimentar 167,5 quilômetros quadrados (24 quilômetros lineares), o Governo de Mato Grosso investiu R$ 7,99 milhões, recursos do Fundesmat.

ASFALTO ESPECIAL - De acordo com os técnicos da Secretaria de Infra-estrutura de Mato Grosso, foram utilizados dois tipos de pavimentação. Nos trechos com fluxo de ônibus, o asfalto utilizado foi o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), considerado de melhor qualidade, maior durabilidade e resistência. Onde não circulam ônibus, utilizou-se o chamado TSD (Tratamento Superficial Duplo), conhecido como asfalto a frio.

BAIRROS E RUAS BENEFICIADOS

São Mateus: ruas São Lucas, São Sebastião, Santa Rita, Santa Laura, São João, São José, Pres. Leite Figueiredo, São Gonçalo/Santa Maria, São Tiago, São Jorge, São Pedro e Santa Luzia,

Jardim dos Ipês: ruas D, C, B, 02, 04, 05, 06 e 07,

Paiaguás II: ruas dos Lírios, Ministro Sérgio Mota, Campos Sales e Avenida E,

Renascer: ruas Bandeirantes, Princesa Isabel, Arenápolis e Alto Paraguai,

Jardim Beira Rio: ruas 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08 e 09,

São Gonçalo Beira Rio: prolongamento do acesso ao São Gonçalo Beira Rio,

Passaredo/São Francisco/Tijucal/Lagoa Azul (linha de ônibus projetada),

Praeirinho: ruas Pascoal, Paraíso, 19, Paranatinga, Pacaembu, SD e Paquetá,

Real Parque/Paulicéia: avenidas 1, 2 e 4 e ruas 01, 06 e D)

Fortaleza/Santa Laura/Manduri/São Sebastião: ruas Cerejeiras, Emília da Cruz, das Flores e 14,

Jardim Liberdade: ruas Isaias Torres, Adelso Costa e Wilson Santos e Avenida Goulart,

Jardim Mariana: Avenida Mário Palma,

Sol Nascente/Guaicurus: ligação Santa Inês/Jd. Eldorado/Jd Itamarati e acesso ao Caic,

Parque Ohara/São José: ruas das Araras, A e B e Avenida dos Tamoios, interligando as avenidas Fernando Correa da Costa e Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho).