quinta-feira, 24 de junho de 2010

SUCESSO ABSOLUTO Aniversário da Ucamb reúne mais de 5 mil líderes comunitários




Por RONALDO PACHECO

Pelo menos cinco mil líderes comunitários de Cuiabá fecharam a rua Professor Firmino Rodrigues, no cruzamento com a Avenida XV de Novembro, Centro Sul, em Cuiabá, para comemorar o 29º aniversário de fundação da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), principal entidade das bases populares de Mato Grosso, na atualidade.


O governador Silval Barbosa e a primeira-dama Roseli Barbosa, com o ex-goverandor Blairo Maggi e a ex-primeira-dama Terezinha Maggi; o presidente da Assembléia, deputado José Riva; e o prefeito Francisco Galindo, entre outras autoridades, receberam o título de Cidadão Comunitário, com o troféu de 29 anos da Ucamb.


O presidente da Ucamb, Édio Martins de Souza, recorda que, quando surgiu, em 1981, a idéia era fazer com que o movimento comunitário de Cuiabá tivesse uma entidade capaz de congregar as reivindicações dos cerca de 50 bairros que existiam, à época. Assim surgiu a Ucamb. Por isso, a diretoria executiva decidiu marcar a data será marcada com a entrega da placa de Cidadão Comunitário para quase 1.500 líderes das bases populares e algumas autoridades com perfil comunitário.


“O evento foi um sucesso absoluto, porque as bases populares se mobilizaram e se fizeram representar”, definiu Édio Martins, enaltecendo líderes comunitários de quase 200 bairros e comunidades da Capital, que se acotovelaram na Casa do Comunitário.


O presidente da Ucamb fez um histórico da missão voluntária o líder comunitário, a quem considera como primeiro interlocutor dos anseios das comunidades perante o poder público.


Édio Martins dirigiu um agradecimento especial ao ex-governador Blairo Maggi, por reconhecer o trabalho voluntário dos comunitários e abrir as portas das parcerias que resultaram no atendimento de minhares de famílias carentes, como Natal das Crianças, Cobertor Solidário, Filtro de Água, Autos da Paixão e Cestas básicas, entre outras.


“É certo que foi Maggi quem reconheceu o trabalho voluntário, sem descanso, até então considerado ‘politiqueiro’. Ele abriu as portas do governo para parcerias em diversas ações, especialmente no social”, avalia Martins de Souza.


O governador Silval Barbosa apontou o movimento comunitário como a “ponta da flecha” para chegar às bases populares e organizações sociais de Mato Grosso. “Sem dúvida, os senhores conhecem, como poucos, as necessidades de nossa população e, atuando ao lado do movimento comunitário, a possibilidade de erro é menor”, resume Silval.


Já Blairo Maggi preferiu enaltecer o perfil eclético de Édio Martins. Ele lembrou que o presidente da Ucamb transita com desenvoltura nas três instâncias de poder: municipal, estadual e federal. “E ele nunca pede nada pessoal e, sim, para as comunidades”, aponta Maggi.


Alguns líderes foraam homenageados ‘in memorian’, como Carlão Lourenço Soares, Paulo Santos, ex-presidentes da Ucamb; e Daliberto Ferreira, fundador da Federação Mato-Grossense (Femab), através de seus familiares.

Diretoria Executiva da UCAMB

Presidente de Honra: Ataíde Dias Moura

Presidente: Édio Martins de Souza

Vices-Presidentes: Odenil Jarcem, Claudir dos Santos CHICO Leblon e Moacy Alves Carvalho Jotinha

Secretário Geral: Virgílio Sodré Oliveira

1º Secretário: Jonail da Costa

2ª Secretária: Euda Maria Oliveira

Diretor Financeiro: Benedito Guimarães Caldas

1ª Tesoureira: Maria das Graças Santos Chica do Paiaguás

2ª Tesoureira: Maria Aparecida Pinheiro CIDA do São Matheus

Conselho Fiscal

Misael Galvaão

Rubens Conceição

Domingos Dias Araújo

Deumaci freitas

Wanderley Rocha Ananias BUDA

Jamilson Adriano Moura

Domingos Amadeu Rodrigues
Maria Orly

José Antônio Souza